O jogador deve passar o giz no taco de sinuca antes de cada tacada. Isso melhora o atrito entre a sola e a bola branca, o que evita que o taco espirre e cause um efeito não planejado; saiba mais.
Quem já assistiu a pelo menos uma partida de sinuca na vida, com certeza observou que os jogadores passam giz na ponta do taco de sinuca com muita frequência. Quem não conhece muito bem o jogo pode pensar que se trata de um hábito inútil. Entretanto, ao descobrir para que serve o giz na sinuca, você vai mudar de opinião.
Assim como todos os elementos do jogo, o giz evoluiu muito ao longo do tempo e hoje existem diversas marcas com características diferentes. Independentemente do produto escolhido, é unanimidade entre os praticantes do esporte que todo jogador deve ter um bom giz sempre à mão.
Para que serve o giz na sinuca?
O giz na sinuca serve para corrigir irregularidades na ponta do taco e garantir um contato mais preciso entre a sola e a bola branca. Além disso, o giz ajuda a criar um maior atrito entre as superfícies.
Isso é fundamental, já que tanto a sola quanto as bolas são lisas, então quando o giz não é usado, o contato não ocorre de forma adequada e o taco pode “espirrar”. Assim, o movimento da bola branca é prejudicado e ela pode ir na direção errada ou mal sair do lugar.
Mas vale lembrar que, além de usar o giz, é importante verificar se a sola do taco está em boas condições, pois essa superfície sofre impactos constantes e deve ser trocada quando está muito desgastada.
Benefícios
De forma geral, é possível elencar três benefícios principais de passar giz na ponta do taco:
- Maior precisão na tacada: o jogador evita que qualquer irregularidade na ponta do taco influencie na jogada;
- Cria um momento de concentração: quando um jogador está passando giz no taco, este também é um momento para continuar a observar a mesa, avaliar a situação e concentrar-se na próxima jogada;
- Ajuda a relaxar: se você estiver nervoso, o momento de passar o giz é a oportunidade perfeita para respirar fundo e tentar acalmar-se para que suas emoções não influenciem na tacada.
Como passar o giz no taco?
Embora pareça ser algo muito simples, passar giz no taco exige técnica e, se feito de forma incorreta, pode não surtir o efeito desejado. Para não cometer erros, siga o passo a passo:
- Posicione o taco de pé na frente do corpo, inclinando-o levemente;
- Passe o giz em movimentos suaves, deslizando-o do centro da sola para as laterais. Use a outra mão para girar o taco durante todo o processo;
- Repita o movimento até que a superfície da sola esteja totalmente coberta pelo giz.
Isso deve ser feito antes de todas as tacadas. É possível que o giz resista a várias jogadas, mas para não correr qualquer risco, convém repetir o processo. Jogadores profissionais jamais deixam de usar o giz. Como mencionamos, esse também é um momento importante de concentração.
Evite aplicar o giz com muita força ou ficar simplesmente girando-o no centro da sola, pois além de desperdiçar o material, isso pode fazer com que a superfície não fique tão uniforme. Além de derrubar grandes quantidades de pó sobre a madeira do taco, o que acelera sua deterioração.
Fonte: www.maxxitacos.com.br
Foto: pixabay